Zona de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Afonso, Vasco (c. 1500-c. 1501)
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
c. 1500-c. 1501
História
locais
Madeira, arquipélago (exercício do oficio)
status legal
funções, ocupações e atividades
«Vigário de Santa Maria da Conceição da ilha do Porto Santo e beneficiado na igreja maior da vila do Funchal e ouvidor por nós na jurisdição de Machico e Porto Santo e bem assim juiz dos resíduos por nós na dita jurisdição»
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos
Por carta de confirmação de D. Manuel I, datada de 1 de Fevereiro de 1500, ao doutor D. Diogo Pinheiro, «vigário geral por autoridade da Santa Madre Igreja de Roma no espiritual e temporal da Ordem de Cristo, na vila de Tomar e de Santiago de Santarém e de Santa Maria de Alcácer, em África, e das ilhas da Madeira e dos Açores e de Cabo Verde e de Etiópia e das Índias, mediante a dita Santa Igreja de Roma e do Conselho e Desembargo d’el-rei», é-lhe ordenado que confirme o clérigo Gonçalo Afonso por capelão da igreja de Santo Antão, no lugar do Caniço, termo de Machico, e por capelão do Espírito Santo, no dito lugar, termo do Funchal. Por sua vez, o referido D. Diogo Pinheiro, manda dar cumprimento a esta carta de confirmação através de Vasco Afonso, «Vigário de Santa Maria da Conceição da ilha do Porto Santo e beneficiado na igreja maior da vila do Funchal e ouvidor por nós na jurisdição de Machico e Porto Santo e bem assim juiz dos resíduos por nós na dita jurisdição» (MELO, 1973, 397-399).
contexto geral
Área de relacionamento
área de controle
Identificador da descrição
PT
identificador da instituição
PT/ABM
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)
05-12-2017
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), Vol. XVII (série documental III, 1.ª parte), Funchal, DRAC.
Notas de manutenção
Criado por José Vieira Gomes