Arquivos Históricos

Costa, Afonso da (1535-c. 1546)

Área de identidad

Tipo de entidad

Persona

Forma autorizada del nombre

Costa, Afonso da (1535-c. 1546)

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

1535-c. 1546

Historia

Lugares

Madeira, arquipélago (exercício do oficio)

Estatuto jurídico

Funciones, ocupaciones y actividades

«corregedor de Machico» e «provedor dos resíduos, capelas e hospitais na dita jurisdição de Machico»

Mandatos/fuentes de autoridad

Estructura/genealogía interna

Em 1535, em resultado de o provedor que à data servia (cujo nome não é mencionado na fonte) se achar pessoalmente envolvido numa «demanda sobre algumas coisas do dito ofício», a qual conflituava com um bom desempenho do cargo, ao ponto de «o não servir e a pessoa que disso é encarregado não vai a essa capitania», a de Machico, com prejuízo para o «bem das almas dos defuntos», é suficiente para que D. João III ordene ao corregedor que acumule, ainda que interinamente, com o cargo de provedor. Neste sentido, por carta régia de 4 de Fevereiro de 1535, o licenciado Afonso da Costa, «corregedor de Machico», é encarregado de servir de «provedor dos resíduos, capelas e hospitais na dita jurisdição de Machico», cumprindo com o regimento, enquanto dure esta «demanda que o provedor trás». O rei manda que o escrivão do provedor sirva com o corregedor. Este escrivão, querendo, pode pôr uma pessoa que sirva em seu lugar, mediante juramento do cargo dado pelo corregedor (MELO, 1990, 76).

Contexto general

Área de relaciones

Área de control

Identificador de la descripción

PT

Identificador de la institución

PT/ABM

Reglas y/o convenciones usadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

06-12-2017

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1990), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in: Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XIX (série documental V. 2.ª parte), Funchal, DRAC.

Notas de mantención

Criado por José Vieira Gomes