Área de identidad
Tipo de entidad
Persona
Forma autorizada del nombre
Miranda, Aires de (flor. 1460-1498)
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
flor. 1460-1498
Historia
Lugares
Estatuto jurídico
Funciones, ocupaciones y actividades
Mandatos/fuentes de autoridad
Estructura/genealogía interna
Casado com Briolanja de Melo, donzela da Infanta D. Joana e filha de Fernando de Alcáçovas e de Branca de Melo. Teve pelo menos um filho, a saber, Simão de Miranda Henriques, que sucedeu. Do conselho d’el Rei, alcaide-mor, capitão e fronteiro de Vila Viçosa. D. João II fez-lhe doação dos direitos reais de portagem e das dízimas das sentenças de Vila Viçosa. A primeira referência a Aires de Miranda data de 1460 e surge na descrição feita no “Inventário geral dos papéis…” do contrato do seu casamento. Nessa descrição escreve-se que D. Afonso V deu dote a Briolanja de Melo e que Fernando de Alcáçovas era sobrinho do Rei (fl. 35v). A última referência, datada de 1498, encontra-se numa licença emitida por D. Manuel I para trespassar parte da sua tença para o seu filho.
Contexto general
Área de relaciones
Entidad relacionada
Henriques, Miranda. Família (flor. 1460-1815) (flor. 1460-1815)
Identificador de la entidad relacionada
Categoría de la relación
familia
Fechas de la relación
Descripción de la relación
Área de control
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Completo
Fechas de creación, revisión o eliminación
11-02-2016
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
ANTT, AGLS, cx.12, pt. 87; ANTT, Feitos Findos, Livros dos Feitos Findos, liv. 246, “Inventário geral dos papéis…”, fls. 35v e 73v; ANTT, Chancelaria de D. João II, liv. 15, fl. 16; ANTT, Chancelaria de D. João II, liv. 22, fl. 60; ANTT, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 28, fl. 68; ANTT, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 29, fl. 28v; ANTT, Chancelaria de D. Manuel I, liv. 31, fl. 65.
Notas de mantención
Criado por Rita Nóvoa.