Zona de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Álvares, João (c. 1501)
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
C. 1501
História
locais
Madeira, arquipélago (exercício do oficio)
status legal
funções, ocupações e atividades
«Juiz dos resíduos na ilha da Madeira e seu termo»
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos
Mediante provisão de 20 de Julho de 1501, D. Manuel I faz mercê ao bacharel João Fernandes, morador na ilha da Madeira, do ofício de juiz dos resíduos na «ilha da Madeira e seu termo», em substituição de João Álvares que, em 13 de Maio de 1501, apresentou ao rei renúncia do cargo. Vemos, pela primeira vez, a escolha de um bacharel para este lugar, sinal talvez da importância que a administração régia consagra ao ofício, mas também das exigências de literacia necessárias para o desempenhar. É também caso primeiro, neste tipo de provisões, vermos exarado no seu texto, expressamente, o termo «posse». O rei manda aos capitães-donatários da ilha da Madeira, corregedores, ouvidores, juízes e outros oficiais de justiça, que dêem a posse do cargo a João Fernandes. O juramento do ofício teve lugar na chancelaria régia (MELO, 1973, 418-419).
contexto geral
Área de relacionamento
Entidade relacionada
Fernandes, João (1501-c. 1516) ((1501-c. 1516))
Identificador da entidade relacionada
PT
Categoria da relação
temporal
Datas da relação
1501
Descrição da relação
João Álvares foi sucedido no cargo por João Fernandes
área de controle
Identificador da descrição
PT
identificador da instituição
PT/ABM
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)
05-12-2017
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do Registo Geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVII (série documental III, 1.ª parte), Funchal, DRAC.
Notas de manutenção
Criado por José Vieira Gomes