Arquivistica Histórica

Sistema SGLS - Sistema Gama Lobo Salema

Código de referência

PT/TT/ SGLS

Título

Sistema Gama Lobo Salema

Data(s)

  • 1393 - [séc. XX] (Produção)

Nível de descrição

Sistema

Dimensão e suporte

59 cxs., 274 pts, c. 2200 docs; papel e pergaminho

Área de contextualização

Nome do produtor

Nome do produtor

Nome do produtor

Nome do produtor

Nome do produtor

História do arquivo

Depois da morte, em 1890, de António da Gama Lobo Salema de Saldanha e Sousa, último morgado representado no Sistema Gama Lobo Salema, o acervo dispersou-se e parte da documentação foi distribuída pelos seus dez herdeiros. Em meados do século XX, o ... »

Fonte imediata de aquisição ou transferência

O "Arquivo Gama Lobo Salema" foi doado ao Arquivo Nacional Torre do Tombo com reserva de usufruto em 2008 por Embaixador António Pinto da França. Passou para a custódia definitiva do Arquivo Nacional em 2013/2014.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Sistema Gama Lobo Salema é composto por documentação produzida, recebida, acumulada e gerida por diversos grupos familiares entre os séculos XV e XX. Apresenta uma grande variedade temático-tipológica: testamentos, cartas régias, inventários de bens e ... »

Sistema de organização

O "Arquivo Gama Lobo Salema" está organizado de acordo com o tratamento arquivístico levada a cabo entre as décadas de 70 e 90 do século XX por Nuno Daupiás d' Alcochete com a colaboração de Manuel Mamede Pereira. Nessa organização criaram-se 59 caixas e ... »

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

O "Arquivo Gama Lobo Salema" ainda não foi tratado pela entidade detentora. O seu acesso é condicionado e carece de pedido de autorização.

Cota(s)

O "Arquivo Gama Lobo Salema" ainda não foi tratado pela entidade detentora pelo que não lhe foram ainda atribuídas cotas.

Instrumentos de descrição

PEREIRA, Manuel Mamede, Inventário sumário do Arquivo Gama Lobo Salema, Lisboa, 1990. Trabalho final de seminário de Arquivística apresentado à Universidade Autónoma de Lisboa [versão dactilografada].

Zona de notas

Nota

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o SGLS ainda não se encontra tratado pela entidade detentora; o código de referência é atribuído de acordo com o modelo seguido na dissertação.

Nota

Nota ao elemento de informação "âmbito e conteúdo": esta base de dados inclui apenas as descrições dos subsistemas que contêm documentação datada entre os séculos XV e XVI. No entanto, foram criadas secções no Sistema e subsistemas para os produtores/... »

Nota

Nota ao elemento de informação "sistema de organização": esta base de dados foi construída de acordo com um modelo de tratamento arquivístico distinto daquele que pautou a actual organização do arquivo pelo que o quadro de classificação e a distribuição ... »

Nota

Nota ao elemento de informação "fontes": esta base de dados está associada a uma dissertação de Doutoramento que complementa a informação disponibilizada.

Pontos de acesso

Zona do controlo da descrição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO ... »

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

09-03-2016

Fontes

NÓVOA, Rita Luís Sampaio da, O Arquivo Gama Lobo Salema e o estudo da produção, gestão e usos dos arquivos de família nobre entre os séculos XV e XVI, Lisboa, 2016. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da ... »

Nota do arquivista

Criado por Rita Nóvoa.