Arquivistica Histórica

Secção SC 03 - Brito Nogueira (I)

Código de referência

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 03

Título

Brito Nogueira (I)

Data(s)

  • 1473-1523 (Produção)

Nível de descrição

Secção

Dimensão e suporte

119 docs.

Área de contextualização

Nome do produtor

Brito Nogueira. Família (flor. 1456-1586) (flor. 1456-1586)

História biográfica

As linhagens Brito e Nogueira cruzaram-se através do casamento de João Afonso de Brito e Violante Nogueira, que ocorreu antes em 1407. O filho de ambos, Mem de Brito, sucedeu a seu pai na administração do morgadio de Santo Estêvão de Beja. Além disso, na ... »

Nome do produtor

Brito, Luís de (flor. 1462-1523) (flor. 1462-1523)

História biográfica

Filho primogénito de Mem de Brito e de sua esposa Grimanesa. Sucedeu a seu pai na administração do morgadio de Santo Estêvão de Beja e em vários vínculos dos Nogueiras . Também lhe sucedeu na posse da jurisdição da vila de Aveiras em 1490 . Casou-se com ... »

Nome do produtor

Ataíde, Joana (flor. 1490-1523) (flor. 1490-1523)

História biográfica

Joana de Ataíde, filha João de Sousa, foi a segunda esposa de Luís de Brito, administrador dos morgadios de Santo Estêvão de Beja e de S. Lourenço de Lisboa. Juntos fundaram o convento da Rosa, em Lisboa . Já estavam casados em 1490, quando emprazaram ... »

Nome do produtor

Cunha, Isabel da (m. [a. 1490] (m. [a. 1490])

História biográfica

Filha de Fernão de Sá, alcaide-mor do Porto, e Filipa da Cunha. Foi casada com Luís de Brito, filho primogénito de Mem de Brito e de Grimanesa de Melo. Deste matrimónio nasceu o seu sucessor Estêvão de Brito Nogueira e Mem de Brito.

Nome do produtor

Nogueira, Gomes (flor. 1473) (flor. 1473)

História biográfica

Filho de Mem de Brito e de sua esposa Grimanesa. Foi clérigo e prior da Igreja de S. Lourenço de Lisboa

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém documentação produzida e/ ou recebida pela geração de Luís de Brito Nogueira, das suas esposas Isabel da Cunha e Joana de Ataíde, assim como de seu irmão Gomes Nogueira.

Zona de notas

Nota

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Nota

Nota ao elemento de informação “âmbito e conteúdo”: a documentação desta secção ainda não se encontra descrita até ao nível do documento.

Pontos de acesso

Zona do controlo da descrição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO ... »

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2023-09-14

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.