Código de referencia
PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 01/SSC 01.01/01
Título
[Carta de doação pela qual João Fernandes de Sotomaior dá a seu sobrinho Fernão Eanes de Lima um conjunto senhorios e outros bens que possuía em Sotomaior, Fornelos, Castro e Crescente]
Fecha(s)
- 1371-01-13 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
1 doc.; perg.
Área de contexto
Nombre del productor
Lima, Fernão Eanes de (flor. 1371-1411)
(flor. 1371-1411)
Historia biográfica
Fidalgo de origem galega, filho de Álvaro Rodrigues de Lima e Inês Fernandes de Sotomaior. Apoiou D. João I na guerra contra Castela, nomeadamente no cerco a Tui em 1398. Recebeu a doação de toda a terra de Valdevez, com jurisdição mero e misto império, de juro e herdade, a 23 de maio de 1398. A 24 de junho desse ano, D. João I doou-lhe todos os direitos e rendas devidos à Coroa pela terra de Valdevez e casa de Giela com as suas pertenças. A 30 de dezembro de 1398, foi nomeado coudel nas terras e julgados de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz e Valdevez. No ano seguinte, a 2 de janeiro, este recebeu a jurisdição destas terras de juro e herdade, que lhe foram confirmadas a 11 de dezembro de 1405. Foi sepultado no mosteiro de Fiães (atual concelho de Melgaço) de acordo com a vontade que deixou expressa no seu codicilo feito a 1 de fevereiro de 1411. Faleceu antes de 8 de dezembro de 1416. Foi casado com D. Teresa da Silva, pertencente à linhagem dos Silva.
Nombre del productor
Lima. Família (flor. 1371-1476)
(flor. 1371-1476)
Historia biográfica
Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.
Institución archivística
Historia archivística
O documento está depositado no Arquivo Distrital de Braga e terá pertencido à coleção de Manuel de Oliveira (conhecida como Fundo Barca Oliveira). Depois da venda do Paço que os marqueses de Ponte de Lima possuíam em Ponte de Lima, em 1868, as irmãs de um dos proprietários ofereceram, nos inícios do século XX, a documentação que se encontrava no edifício ao médico e bibliófilo Manuel de Oliveira. Depois de este ter falecido, em 1918, a sua coleção foi vendida à Câmara Municipal de Braga e, mais tarde, por permuta, passou para a Biblioteca Pública Municipal de Braga, provavelmente em 1926. Após a transferência da Biblioteca e do Arquivo do antigo Convento dos Congregados do Oratório para o Paço dos Arcebispos em 1934, deu-se a separação informal dos impressos (a cargo da primeira) e dos manuscritos (responsabilidade da segunda), que se tornou definitiva em 1974 com a cisão das duas instituições e a sua incorporação na recém-criada Universidade do Minho. Os manuscritos pertencentes aos marqueses de Ponte de Lima ficaram no Arquivo Distrital de Braga.
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
João Fernandes de Sotomaior, filho de Fernão Eanes de Sotomaior e de Maria da Nóvoa, tendo a intenção de partir para Toledo e de aí permanecer, faz a seu sobrinho Fernão Eanes, filho de Álvaro Rodrigues de Lima e de Inês [Fernandes Sotomaior], a doação das suas casas-fortalezas de Sotomaior e Fornelos, com as suas torres e com todas as suas pertenças, o Castro e curral, e o couto de Crescente. Doa, assim, os currais, coutos, casais, herdades, vassalos, foros e direitos que possuía em Sotomaior, Fornelos, Castro e Crescente (situadas na região da Galiza), assim como outros objetos valiosos e pertenças que havia da herança de seus pais e que deveriam ter sido entregues à sua irmã, mãe do beneficiário desta doação.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
ADB/ I-22-C-1-1-1
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Notas
Notas
Alternative identifier(s)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Lima, Fernão Eanes de (flor. 1371-1411) (Productor)
- Lima. Família (flor. 1371-1476) (Productor)
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
2023-09-17
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.1.