Arquivistica Histórica

Comissão de Cartografia

Zona de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Comissão de Cartografia

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

Datas de existência

1883-1910

História

Pelo decreto de 19 de abril de 1883 foi, na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, nomeada uma Comissão de Cartografia encarregada de elaborar e publicar uma coleção de cartas das possessões ultramarinas, e estudos geográficos. A Comissão de Cartografia conhece a sua organização e atribuições pelo decreto de 19 de dezembro de 1892 que reorganizou a Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. O seu regimento foi conhecido, um ano mais tarde, pelo decreto de 19 de janeiro de 1893. Os seus trabalhos (art.º 2.º) dividiam-se em duas partes, uma responsável pela geografia política das províncias ultramarinas e a outra pela geografia física. Composta por um Presidente e cinco vogais permanentes, tinha por funções reunir todos os elementos de consulta e estudo, e o dever de manter informado o Diretor-geral do Ultramar dos materiais, cartas ou notícias geográficas que se relacionassem com os interesses portugueses nas províncias ultramarinas. Através do diploma que promoveu a última reforma da Direção-Geral do Ultramar (o decreto de 13 de agosto de 1902), no capítulo III, pode ler- se que esta Comissão continuava a apresentar um presidente e cinco vogais, devendo realizar, pelo menos, uma reunião quinzenal.

locais

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

status legal

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. Corporação Consultiva do Ultramar.

funções, ocupações e atividades

Função executiva. Cumpria-lhe executar todo o expediente, desenhos de cartas ultramarinas e a reunião de elementos de consulta e estudo para informar o Diretor-geral do Ultramar.

Mandatos/Fontes de autoridade

Decreto de 19 de abril de 1883 - diploma de criação da Comissão de Cartografia e decreto de 19 de janeiro de 1893 - regimento da Comissão de Cartografia.

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Decreto de 19 de abril de 1883, decreto de 19 de dezembro de 1892, decreto de 19 de janeiro de 1893, e o regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas: o decreto de 13 de agosto de 1902.

contexto geral

Regime Liberal.

Área de relacionamento

Entidade relacionada

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1883-1910

Descrição da relação

Organismo dependente da Direção-Geral do Ultramar.

Entidade relacionada

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identificador da entidade relacionada

PT/AHU/SEMU

Categoria da relação

hieráquico

Datas da relação

1883-1910

Descrição da relação

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar

área de controle

Identificador da descrição

PT/AHU/SEMU/DGU/CC

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)

2016-11-15

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

Elaborado por Sónia Henrique