Área de identidad
Tipo de entidad
Entidad colectiva
Forma autorizada del nombre
Comissão de Cartografia
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
1883-1910
Historia
Pelo decreto de 19 de abril de 1883 foi, na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, nomeada uma Comissão de Cartografia encarregada de elaborar e publicar uma coleção de cartas das possessões ultramarinas, e estudos geográficos. A Comissão de Cartografia conhece a sua organização e atribuições pelo decreto de 19 de dezembro de 1892 que reorganizou a Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. O seu regimento foi conhecido, um ano mais tarde, pelo decreto de 19 de janeiro de 1893. Os seus trabalhos (art.º 2.º) dividiam-se em duas partes, uma responsável pela geografia política das províncias ultramarinas e a outra pela geografia física. Composta por um Presidente e cinco vogais permanentes, tinha por funções reunir todos os elementos de consulta e estudo, e o dever de manter informado o Diretor-geral do Ultramar dos materiais, cartas ou notícias geográficas que se relacionassem com os interesses portugueses nas províncias ultramarinas. Através do diploma que promoveu a última reforma da Direção-Geral do Ultramar (o decreto de 13 de agosto de 1902), no capítulo III, pode ler- se que esta Comissão continuava a apresentar um presidente e cinco vogais, devendo realizar, pelo menos, uma reunião quinzenal.
Lugares
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Estatuto jurídico
Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. Corporação Consultiva do Ultramar.
Funciones, ocupaciones y actividades
Função executiva. Cumpria-lhe executar todo o expediente, desenhos de cartas ultramarinas e a reunião de elementos de consulta e estudo para informar o Diretor-geral do Ultramar.
Mandatos/fuentes de autoridad
Decreto de 19 de abril de 1883 - diploma de criação da Comissão de Cartografia e decreto de 19 de janeiro de 1893 - regimento da Comissão de Cartografia.
Estructura/genealogía interna
Decreto de 19 de abril de 1883, decreto de 19 de dezembro de 1892, decreto de 19 de janeiro de 1893, e o regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas: o decreto de 13 de agosto de 1902.
Contexto general
Regime Liberal.
Área de relaciones
Entidad relacionada
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identificador de la entidad relacionada
PT/AHU/SEMU/DGU
Categoría de la relación
jerárquica
Fechas de la relación
1883 - 1910
Descripción de la relación
Entidad relacionada
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identificador de la entidad relacionada
PT/AHU/SEMU
Categoría de la relación
jerárquica
Fechas de la relación
1883 - 1910
Descripción de la relación
Área de control
Identificador de la descripción
PT/AHU/SEMU/DGU/CC
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación, revisión o eliminación
2016-11-15
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Notas de mantención
Elaborado por Sónia Henrique