Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Comissão de Cartografia
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1883-1910
Historique
Pelo decreto de 19 de abril de 1883 foi, na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, nomeada uma Comissão de Cartografia encarregada de elaborar e publicar uma coleção de cartas das possessões ultramarinas, e estudos geográficos. A Comissão de Cartografia conhece a sua organização e atribuições pelo decreto de 19 de dezembro de 1892 que reorganizou a Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. O seu regimento foi conhecido, um ano mais tarde, pelo decreto de 19 de janeiro de 1893. Os seus trabalhos (art.º 2.º) dividiam-se em duas partes, uma responsável pela geografia política das províncias ultramarinas e a outra pela geografia física. Composta por um Presidente e cinco vogais permanentes, tinha por funções reunir todos os elementos de consulta e estudo, e o dever de manter informado o Diretor-geral do Ultramar dos materiais, cartas ou notícias geográficas que se relacionassem com os interesses portugueses nas províncias ultramarinas. Através do diploma que promoveu a última reforma da Direção-Geral do Ultramar (o decreto de 13 de agosto de 1902), no capítulo III, pode ler- se que esta Comissão continuava a apresentar um presidente e cinco vogais, devendo realizar, pelo menos, uma reunião quinzenal.
Lieux
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Statut juridique
Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. Corporação Consultiva do Ultramar.
Fonctions et activités
Função executiva. Cumpria-lhe executar todo o expediente, desenhos de cartas ultramarinas e a reunião de elementos de consulta e estudo para informar o Diretor-geral do Ultramar.
Textes de référence
Decreto de 19 de abril de 1883 - diploma de criação da Comissão de Cartografia e decreto de 19 de janeiro de 1893 - regimento da Comissão de Cartografia.
Organisation interne/Généalogie
Decreto de 19 de abril de 1883, decreto de 19 de dezembro de 1892, decreto de 19 de janeiro de 1893, e o regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas: o decreto de 13 de agosto de 1902.
Contexte général
Regime Liberal.
Zone des relations
Entité associée
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1883 - 1910
Description de la relation
Entité associée
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1883 - 1910
Description de la relation
Zone du contrôle
Identifiant de la description
PT/AHU/SEMU/DGU/CC
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision et de suppression
2016-11-15
Langue(s)
- portugais
Écriture(s)
Sources
Notes relatives à la mise à jour de la notice
Elaborado por Sónia Henrique