Arquivos Históricos

Comissão de Cartografia

Zone d'identification

Type d'entité

Collectivité

Forme autorisée du nom

Comissão de Cartografia

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1883-1910

Historique

Pelo decreto de 19 de abril de 1883 foi, na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, nomeada uma Comissão de Cartografia encarregada de elaborar e publicar uma coleção de cartas das possessões ultramarinas, e estudos geográficos. A Comissão de Cartografia conhece a sua organização e atribuições pelo decreto de 19 de dezembro de 1892 que reorganizou a Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. O seu regimento foi conhecido, um ano mais tarde, pelo decreto de 19 de janeiro de 1893. Os seus trabalhos (art.º 2.º) dividiam-se em duas partes, uma responsável pela geografia política das províncias ultramarinas e a outra pela geografia física. Composta por um Presidente e cinco vogais permanentes, tinha por funções reunir todos os elementos de consulta e estudo, e o dever de manter informado o Diretor-geral do Ultramar dos materiais, cartas ou notícias geográficas que se relacionassem com os interesses portugueses nas províncias ultramarinas. Através do diploma que promoveu a última reforma da Direção-Geral do Ultramar (o decreto de 13 de agosto de 1902), no capítulo III, pode ler- se que esta Comissão continuava a apresentar um presidente e cinco vogais, devendo realizar, pelo menos, uma reunião quinzenal.

Lieux

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Statut juridique

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar. Corporação Consultiva do Ultramar.

Fonctions et activités

Função executiva. Cumpria-lhe executar todo o expediente, desenhos de cartas ultramarinas e a reunião de elementos de consulta e estudo para informar o Diretor-geral do Ultramar.

Textes de référence

Decreto de 19 de abril de 1883 - diploma de criação da Comissão de Cartografia e decreto de 19 de janeiro de 1893 - regimento da Comissão de Cartografia.

Organisation interne/Généalogie

Decreto de 19 de abril de 1883, decreto de 19 de dezembro de 1892, decreto de 19 de janeiro de 1893, e o regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas: o decreto de 13 de agosto de 1902.

Contexte général

Regime Liberal.

Zone des relations

Entité associée

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU/DGU

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

1883 - 1910

Description de la relation

Entité associée

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

1883 - 1910

Description de la relation

Zone du contrôle

Identifiant de la description

PT/AHU/SEMU/DGU/CC

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

2016-11-15

Langue(s)

  • portugais

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Elaborado por Sónia Henrique