Área de identidad
Tipo de entidad
Entidad colectiva
Forma autorizada del nombre
Conselho das Pautas Ultramarinas
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
1898-1910
Historia
O Conselho de Pautas Ultramarinas foi criado por decreto de 12 de novembro de 1898. Antes, a portaria de 30 de janeiro de 1896 nomeou uma Comissão Permanente das Pautas Ultramarinas para zelar pelo comércio colonial e a revisão de algumas das pautas ultramarinas, em especial a de Angola. No entanto, apesar da criação desta Comissão, verificava-se a necessidade de um Conselho de Pautas Ultramarinas, uma organização com competências mais amplas que a Comissão Permanente, que consultasse sobre todas as questões relativas ao regime económico ultramarino, articulado com as associações do comércio e da indústria de Lisboa e Porto. Devia, também, fazer publicar um boletim anual o Boletim Oficial das Alfândegas Ultramarinas Portuguesas, o que não veio a acontecer. A Comissão Permanente das Pautas manteve um papel importante no Conselho de Pautas Ultramarinas, considerando que os seus vogais passaram a ser também vogais efetivos do Conselho. Entre a sua criação e a República este organismo conheceu reforma através do regulamento da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar em 1902, no qual se clarificava a sua composição do organismo e reforçava a necessidade de publicar um boletim.
Lugares
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Estatuto jurídico
Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.
Funciones, ocupaciones y actividades
Função consultiva. Dar parecer sobre o regime aduaneiro, fiscal e pautal, as mercadorias importadas e exportadas entre o Reino e as províncias ultramarinas, bem como o seu transporte, a organização das alfândegas ultramarinas, a revisão da legislação aduaneira e pautal das províncias ultramarinas, e os pedidos de introdução de novas indústrias no Ultramar.
Mandatos/fuentes de autoridad
Decreto de 12 de novembro de 1898 - Diploma de criação do Conselho das Pautas Ultramarinas. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.
Estructura/genealogía interna
Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.
Contexto general
Regime Liberal.
Área de relaciones
Entidad relacionada
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identificador de la entidad relacionada
PT/AHU/SEMU
Categoría de la relación
jerárquica
Fechas de la relación
1898 - 1910
Descripción de la relación
Entidad relacionada
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identificador de la entidad relacionada
PT/AHU/SEMU/DGU
Categoría de la relación
asociativa
Fechas de la relación
1898 - 1910
Descripción de la relación
Área de control
Identificador de la descripción
PT/AHU/SEMU/CPU
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación, revisión o eliminación
2016-11-15
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Notas de mantención
Elaborado por Sónia Henrique