Arquivos Históricos

Subsecção SSC 04.02 - Estêvão de Brito Nogueira

Code de référence

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 04/SSC 04.02

Intitulé

Estêvão de Brito Nogueira

Date(s)

  • 1524-1528 (Production)

Niveau de description

Subsecção

Importance matérielle et support

8 docs.

Zone du contexte

Nom du producteur

Brito Nogueira. Família (flor. 1456-1586) (flor. 1456-1586)

Notice biographique

As linhagens Brito e Nogueira cruzaram-se através do casamento de João Afonso de Brito e Violante Nogueira, que ocorreu antes em 1407. O filho de ambos, Mem de Brito, sucedeu a seu pai na administração do morgadio de Santo Estêvão de Beja. Além disso, na sequência dos acordos que fez, em 1456, com seu tio, Afonso Nogueira, irmão da mãe e administrador dos morgadios dos Nogueiras, concentrou igualmente em si as administrações destes vínculos, com a obrigação de os administradores futuros conservarem o apelido Nogueira. Desta forma, a documentação dos arquivos organizacionais detidos pelos administradores dos morgadios dos Nogueira deu entrada no da família Brito, na geração de Mem de Brito. Considerámos, por isso, a família/Casa dos Brito Nogueira, a partir da geração chefiada por este fidalgo.
A linha de administradores que se criou contribuiu para a manutenção e transmissão de um arquivo organizacional ao longo de várias gerações. Considerámos que Luís de Brito Nogueira foi o último representante desta Casa, antes de a sua continuidade ter sido assegurada pelo filho que teve com Inês de Lima, filha do 5.º visconde de Vila Nova de Cerveira, um Lima Brito Nogueira.

Nom du producteur

Brito, Estêvão (flor. 1505-1536) (flor. 1505-1536)

Notice biographique

Filho de Luís de Brito Nogueira e de sua primeira esposa Isabel da Cunha . Sucedeu a seu pai no senhorio de Aveiras em 1528 e na administração de alguns vínculos vindos dos Nogueiras. Também foi administrador do morgadio de Santo Estêvão de Beja. Está documentada a sua participação nas estruturas governativas da urbe olisiponense como vereador em 1510. Casou, em segundas núpcias, com Isabel da Costa por volta de 1529. Primeiro, foi casado com Beatriz de Miranda, tendo mantido um relacionamento adulterino com D. Isabel enquanto esta esposa ainda era viva. Desconhecemos a data em que ocorreu o primeiro matrimónio e quanto tempo estiveram casados. D. Beatriz seria filha de Fernando Gonçalves de Miranda e de sua esposa Branca de Sousa.

Histoire archivistique

Modalités d'entrée

Zone du contenu et de la structure

Présentation du contenu

Contém documentação produzida e/ ou recebida por Estêvão de Brito Nogueira antes de se casar com Isabel da Costa.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Related descriptions

Zone des notes

Note

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Note

Nota ao elemento de informação “âmbito e conteúdo”: a documentação desta secção ainda não se encontra descrita até ao nível do documento.

Alternative identifier(s)

Points d'accès

Points d'accès sujets

Points d'accès lieux

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision, de suppression

2023-09-18

Langue(s)

Écriture(s)

Sources

Note de l'archiviste

Criado por Filipa Lopes.

Zone des entrées

Sujets en relation

Personnes et organismes en relation

Lieux en relation