Arquivos Históricos

Documento composto 07 - [Inventário e partilha de bens de Jorge de Figueiredo]

Código de referencia

PT/FCC/ ACBL/05/03/07

Título

[Inventário e partilha de bens de Jorge de Figueiredo]

Fecha(s)

  • 1647 (Creación)

Nivel de descripción

Documento composto

Volumen y soporte

papel

Área de contexto

Nombre del productor

Alarcão, Rui de Figueiredo de (n. c.1595 [?]-m.1679) (n.c. 1595- m.1679)

Historia biográfica

Nombre del productor

Figueiredo. Família (1499-1655) (1499-1655)

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Jorge de Figueiredo morreu em 1645 e este facto que levou à produção deste inventário de bens e partilhas, documento fundamental para a gestão da herança de Jorge de Figueiredo. Este documento tem apenso o treslado do testamento de Brás Afonso Correia datado de 1646.
O treslado do testamento de Brás Afonso Correia apenso a este inventário indica que foi necessário o conhecimento dos termos e condições impostas pela a instituição do morgado do Castelo, muito provavelmente para esclarecimento dos bens que faziam parte deste morgado. Quanto à frase que se encontra na descrição de 1807 : “ no qual [inventário] se vêem algumas clarezas da fazenda de Ota” será relacionada com o facto de que a acumulação patrimonial anexa à Quinta de Ota suscitou ao longo dos tempos algumas dúvidas sobre extremas, obrigações pias, entre outros, como se pode ver abundantemente na documentação constante neste acervo. Por outro lado, a renovação do foro ao convento de Odivelas que se efectuaria no ano seguinte, poderá ser a justificação deste esclarecimento.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Acbl, cx1, nº5

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2017-04-11

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

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