Arquivos Históricos

Junta Geral das Missões

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidad colectiva

Forma autorizada del nombre

Junta Geral das Missões

Forma(s) paralela(s) de nombre

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

Otra(s) forma(s) de nombre

Identificadores para instituciones

Área de descripción

Fechas de existencia

1887-1910

Historia

A Junta Geral das Missões ou do Real Padroado foi criada por decreto de 16 de setembro de 1887. O organismo pretendia reformar o serviço religioso no Ultramar. A Junta Geral das Missões era composta de dez vogais efetivos e de sete vogais suplentes, nomeados na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, sem qualquer remuneração associada ao cargo. O seu expediente era assegurado pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. Na sua missão a Junta Geral das Missões estava ainda incumbida da publicação de um boletim oficial, os Anais das Missões Portuguesas.

Lugares

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Estatuto jurídico

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.

Funciones, ocupaciones y actividades

Função consultiva. A Junta Geral das Missões servia para esclarecer e aconselhar o Governo acerca da manutenção dos direitos e do desempenho dos deveres que incumbe ao Régio Padroeiro. Eram da sua competência: examinar todos os documentos e conhecer dos serviços relativos às missões e estabelecimentos missionários tanto na Metrópole como no Ultramar, manter correspondência oficial com os prelados missionários e autoridades ultramarinas, consultar sobre a nomeação de pessoal das missões, propor a colocação dos missionários, propor ao Ministro os meios mais adequados para suprir a falta de pessoal missionário, consultar acerca da criação de novos estabelecimentos missionários e reforma dos existentes, promover junto aos prelados das dioceses do Reino e do Ultramar a criação de comissões diocesanas e paroquiais sob a presidência dos respetivos Bispos e Párocos tendo por fim auxiliar e engrandecer a ação missionária promovendo donativos e subsídios, propor subsídios às missões e aos missionários, inventário dos bens e rendimentos das missões, formular propostas e redigir consultas acerca de qualquer assunto que diga respeito ao Real Padroado e sobre os quais o Governo entenda dever ouvir a Junta e examinar as contas dos serviços missionários (Cap. II, do decreto de 16 de setembro de 1887).

Mandatos/fuentes de autoridad

Decreto de 16 setembro de 1887 - Diploma de criação do organismo. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.

Estructura/genealogía interna

Decreto de 16 setembro de 1887, portaria de 27 de novembro de 1893.

Contexto general

Regime Liberal.

Área de relaciones

Entidad relacionada

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU

Categoría de la relación

jerárquica

Fechas de la relación

1887 - 1910

Descripción de la relación

Entidad relacionada

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identificador de la entidad relacionada

PT/AHU/SEMU/DGU

Categoría de la relación

asociativa

Fechas de la relación

1887 - 1910

Descripción de la relación

Área de control

Identificador de la descripción

PT/AHU/SEMU/JGM

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación, revisión o eliminación

2016-11-15

Idioma(s)

  • portugués

Escritura(s)

Fuentes

Notas de mantención

Elaborado por Sónia Henrique