Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Junta Geral das Missões
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1887-1910
Historique
A Junta Geral das Missões ou do Real Padroado foi criada por decreto de 16 de setembro de 1887. O organismo pretendia reformar o serviço religioso no Ultramar. A Junta Geral das Missões era composta de dez vogais efetivos e de sete vogais suplentes, nomeados na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, sem qualquer remuneração associada ao cargo. O seu expediente era assegurado pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. Na sua missão a Junta Geral das Missões estava ainda incumbida da publicação de um boletim oficial, os Anais das Missões Portuguesas.
Lieux
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Statut juridique
Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.
Fonctions et activités
Função consultiva. A Junta Geral das Missões servia para esclarecer e aconselhar o Governo acerca da manutenção dos direitos e do desempenho dos deveres que incumbe ao Régio Padroeiro. Eram da sua competência: examinar todos os documentos e conhecer dos serviços relativos às missões e estabelecimentos missionários tanto na Metrópole como no Ultramar, manter correspondência oficial com os prelados missionários e autoridades ultramarinas, consultar sobre a nomeação de pessoal das missões, propor a colocação dos missionários, propor ao Ministro os meios mais adequados para suprir a falta de pessoal missionário, consultar acerca da criação de novos estabelecimentos missionários e reforma dos existentes, promover junto aos prelados das dioceses do Reino e do Ultramar a criação de comissões diocesanas e paroquiais sob a presidência dos respetivos Bispos e Párocos tendo por fim auxiliar e engrandecer a ação missionária promovendo donativos e subsídios, propor subsídios às missões e aos missionários, inventário dos bens e rendimentos das missões, formular propostas e redigir consultas acerca de qualquer assunto que diga respeito ao Real Padroado e sobre os quais o Governo entenda dever ouvir a Junta e examinar as contas dos serviços missionários (Cap. II, do decreto de 16 de setembro de 1887).
Textes de référence
Decreto de 16 setembro de 1887 - Diploma de criação do organismo. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.
Organisation interne/Généalogie
Decreto de 16 setembro de 1887, portaria de 27 de novembro de 1893.
Contexte général
Regime Liberal.
Zone des relations
Entité associée
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1887 - 1910
Description de la relation
Entité associée
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1887 - 1910
Description de la relation
Zone du contrôle
Identifiant de la description
PT/AHU/SEMU/JGM
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision et de suppression
2016-11-15
Langue(s)
- portugais
Écriture(s)
Sources
Notes relatives à la mise à jour de la notice
Elaborado por Sónia Henrique