Arquivos Históricos

Junta Geral das Missões

Zone d'identification

Type d'entité

Collectivité

Forme autorisée du nom

Junta Geral das Missões

Forme(s) parallèle(s) du nom

Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions

Autre(s) forme(s) du nom

Numéro d'immatriculation des collectivités

Zone de description

Dates d'existence

1887-1910

Historique

A Junta Geral das Missões ou do Real Padroado foi criada por decreto de 16 de setembro de 1887. O organismo pretendia reformar o serviço religioso no Ultramar. A Junta Geral das Missões era composta de dez vogais efetivos e de sete vogais suplentes, nomeados na Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar, sem qualquer remuneração associada ao cargo. O seu expediente era assegurado pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. Na sua missão a Junta Geral das Missões estava ainda incumbida da publicação de um boletim oficial, os Anais das Missões Portuguesas.

Lieux

Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.

Statut juridique

Organismo auxiliar da Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.

Fonctions et activités

Função consultiva. A Junta Geral das Missões servia para esclarecer e aconselhar o Governo acerca da manutenção dos direitos e do desempenho dos deveres que incumbe ao Régio Padroeiro. Eram da sua competência: examinar todos os documentos e conhecer dos serviços relativos às missões e estabelecimentos missionários tanto na Metrópole como no Ultramar, manter correspondência oficial com os prelados missionários e autoridades ultramarinas, consultar sobre a nomeação de pessoal das missões, propor a colocação dos missionários, propor ao Ministro os meios mais adequados para suprir a falta de pessoal missionário, consultar acerca da criação de novos estabelecimentos missionários e reforma dos existentes, promover junto aos prelados das dioceses do Reino e do Ultramar a criação de comissões diocesanas e paroquiais sob a presidência dos respetivos Bispos e Párocos tendo por fim auxiliar e engrandecer a ação missionária promovendo donativos e subsídios, propor subsídios às missões e aos missionários, inventário dos bens e rendimentos das missões, formular propostas e redigir consultas acerca de qualquer assunto que diga respeito ao Real Padroado e sobre os quais o Governo entenda dever ouvir a Junta e examinar as contas dos serviços missionários (Cap. II, do decreto de 16 de setembro de 1887).

Textes de référence

Decreto de 16 setembro de 1887 - Diploma de criação do organismo. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.

Organisation interne/Généalogie

Decreto de 16 setembro de 1887, portaria de 27 de novembro de 1893.

Contexte général

Regime Liberal.

Zone des relations

Entité associée

Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU

Type de la relation

hiérarchique

Dates de la relation

1887 - 1910

Description de la relation

Entité associée

Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)

Identifiant de l'entité associée

PT/AHU/SEMU/DGU

Type de la relation

d'association

Dates de la relation

1887 - 1910

Description de la relation

Zone du contrôle

Identifiant de la description

PT/AHU/SEMU/JGM

Identifiant du service responsable de la description

Règles et/ou conventions utilisées

Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.

Niveau d'élaboration

Ébauche

Niveau de détail

Moyen

Dates de production, de révision et de suppression

2016-11-15

Langue(s)

  • portugais

Écriture(s)

Sources

Notes relatives à la mise à jour de la notice

Elaborado por Sónia Henrique