Arquivos Históricos

Secção SC 05 - Lima (V)

Reference code

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 05

Title

Lima (V)

Date(s)

  • 1536 (Creation)

Level of description

Secção

Extent and medium

1 doc.; perg.

Context area

Name of creator

Lima. Família, viscondes de Vila Nova de Cerveira (1476-1578) (1476-1578)

Biographical history

A família/Casa dos Limas é iniciada com o fidalgo de origem galega Fernão Eanes de Lima, que contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva. Esta foi continuada por Leonel de Lima, que, em 1429, sucedeu a seu irmão mais velho, falecido sem descendência, nos bens da Coroa de que este e o seu pai haviam sido donatários na região minhota. Leonel de Lima contraiu matrimónio com uma senhora descendente das linhagens dos Cunhas e dos Melos, D. Filipa da Cunha. Recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira em 1476. Assegurou a transmissão do título e de um conjunto de bens e direitos da Coroa que já haviam sido de seu pai e de outros que recebeu de juro e herdade, nomeadamente a alcaidaria-mor de Ponte de Lima. Estes bens foram sendo transmitidos e acrescentados pelos seus sucessores até à morte do 5.º visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Francisco de Lima, em 1578.
Depois da quebra de varonia, a sucessão na Casa veio a ser assegurada, em 1579, por um neto, Lourenço de Lima Brito Nogueira, filho de Luís de Brito Nogueira e de Inês de Lima, filha do falecido visconde.

Name of creator

Lima, João de (n. [post. 1502] – m. [a. 1572-07-22]) (n. [post. 1502] – m. [a. 1572-07-22])

Biographical history

D. João de Lima foi filho de D. Francisco de Lima, 3.º visconde de Vila Nova de Cerveira, e de D. Isabel de Noronha. Casou com D. Inês de Noronha, filha de João Rodrigues de Sá, senhor de Sever e alcaide-mor do Porto, em 1525. Braamcamp Freire refere que D. João de Lima não terá recebido carta de confirmação do título e da sucessão nos restantes bens da Coroa logo após a morte de seu pai. Recebeu apenas carta de confirmação do assentamento de 50 000 reais, que os viscondes tinham com o título, a 9 de julho de 1566. Pouca informação nos chegou sobre a vida e a atividade do 4.º visconde de Vila Nova de Cerveira. No seu “Memorial de Calheiros”, Diogo Lopes de Calheiros tece alguns comentários que nos levam a pensar que não se terá dedicado com grande entusiasmo a atividades políticas e militares. Através de dois processos que se encontram no Arquivo da Casa da Cêpa, sabemos que terá falecido antes de julho de 1572.

Name of creator

Noronha, Inês de (flor. 1525) (flor. 1525)

Biographical history

Filha de João Rodrigues de Sá, senhor de Sever e alcaide-mor do Porto, e de Camila de Noronha, filha do vedor da Fazenda, 1.º conde de Vila Nova de Portimão, D. Martinho de Castelo-Branco. Irmã de Francisco de Sá de Meneses, conde de Matosinhos. Casou com D. João de Lima, 4.º visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1525.

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

Content and structure area

Scope and content

Contém documentação produzida e/ ou recebida durante a geração de João de Lima e sua esposa Inês de Noronha.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Conditions of access and use area

Conditions governing access

Conditions governing reproduction

Language of material

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Notes area

Note

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Status

Draft

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

2023-09-17

Language(s)

Script(s)

Sources

Archivist's note

Criado por Filipa Lopes.

Accession area