Arquivos Históricos

Subsecção SSC 06.02 - Luís de Brito Nogueira

Código de referencia

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SSC 06.02

Título

Luís de Brito Nogueira

Fecha(s)

  • 1579-1586 (Creación)

Nivel de descripción

Subsecção

Volumen y soporte

3 docs.

Área de contexto

Nombre del productor

Brito Nogueira. Família (flor. 1456-1586) (flor. 1456-1586)

Historia biográfica

As linhagens Brito e Nogueira cruzaram-se através do casamento de João Afonso de Brito e Violante Nogueira, que ocorreu antes em 1407. O filho de ambos, Mem de Brito, sucedeu a seu pai na administração do morgadio de Santo Estêvão de Beja. Além disso, na sequência dos acordos que fez, em 1456, com seu tio, Afonso Nogueira, irmão da mãe e administrador dos morgadios dos Nogueiras, concentrou igualmente em si as administrações destes vínculos, com a obrigação de os administradores futuros conservarem o apelido Nogueira. Desta forma, a documentação dos arquivos organizacionais detidos pelos administradores dos morgadios dos Nogueira deu entrada no da família Brito, na geração de Mem de Brito. Considerámos, por isso, a família/Casa dos Brito Nogueira, a partir da geração chefiada por este fidalgo.
A linha de administradores que se criou contribuiu para a manutenção e transmissão de um arquivo organizacional ao longo de várias gerações. Considerámos que Luís de Brito Nogueira foi o último representante desta Casa, antes de a sua continuidade ter sido assegurada pelo filho que teve com Inês de Lima, filha do 5.º visconde de Vila Nova de Cerveira, um Lima Brito Nogueira.

Nombre del productor

Nogueira, Luís de Brito (flor. 1575-1586) (flor. 1575-1586)

Historia biográfica

Luís de Brito Nogueira era filho primogénito de Lourenço de Brito, administrador dos morgadios de S. Lourenço de Lisboa e de Santo Estêvão de Beja, mas não é possível precisar em que data sucedeu a seu pai nestas administrações. Casou-se com D. Inês de Lima, filha do 5.º visconde de Vila Nova de Cerveira, D. Francisco de Lima e de sua esposa Beatriz de Alcáçova, antes de ter partido para a batalha de Alcácer Quibir, na qual ficou cativo. É possível que se tenham casado por volta de 1575 e, em 1578, já tinham um filho, D. Lourenço, quando o pai de D. Inês faleceu. Procurou suceder na Casa do sogro, no título e nos bens e direitos da Coroa, mas apenas conseguiu a garantia, em 1579, de estes serem confirmados a seu filho primogénito. Administrou os bens da Casa dos Limas na qualidade de curador do filho e faleceu a 26 de março de 1586 .

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Contém documentação que terá sido produzida e/ ou recebida por Luís de Brito Nogueira, sendo viúvo.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Notas

Nota ao elemento de informação “âmbito e conteúdo”: a documentação desta subsecção ainda não se encontra descrita até ao nível do documento.

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2023-09-14

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Nota del archivista

Criado por Filipa Lopes.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Lugares relacionados