Área de identidad
Tipo de entidad
Persona
Forma autorizada del nombre
Porto, João do (1486-c. 1493)
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
1486-c. 1493
Historia
Lugares
Madeira, arquipélago (exercício do ofício)
Estatuto jurídico
Funciones, ocupaciones y actividades
«Juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira»
Mandatos/fuentes de autoridad
Estructura/genealogía interna
Por provisão de 19 de Maio de 1486, o rei D. João II nomeia João do Porto, escudeiro do seu primo, o Duque de Beja, no ofício de «juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira», para que sirva à semelhança «dos nossos oficiais nas comarcas de nossos reinos». Para bem desempenhar este cargo, são-lhe atribuídos 12.000 reais brancos de ordenado, por ano, pagos do dinheiro arrecadado pelo resíduo. Ao agraciado, que jurou na chancelaria régia, entregou-se um regimento que devia servir para pautar o exercício do seu cargo. Aos capitães-do-donatário, juízes e demais oficiais e habitantes da ilha da Madeira, o rei ordenou, ainda, que deixassem João do Porto servir livremente no cargo para o qual lhe tinha feito mercê (MELO, 1973, 196-197).
Contexto general
Área de relaciones
Entidad relacionada
Quaresma, Pêro (1493-c. 1500) (1493-c. 1500)
Identificador de la entidad relacionada
PT
Categoría de la relación
temporal
Fechas de la relación
1493
Descripción de la relación
Área de control
Identificador de la descripción
PT
Identificador de la institución
PT/ABM
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación, revisión o eliminación
05-12-2017
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do registo geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVI (série documental II, 1.ª parte), Funchal, DRAC.
Notas de mantención
Criado por José Vieira Gomes