Zone d'identification
Type d'entité
Personne
Forme autorisée du nom
Porto, João do (1486-c. 1493)
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1486-c. 1493
Historique
Lieux
Madeira, arquipélago (exercício do ofício)
Statut juridique
Fonctions et activités
«Juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira»
Textes de référence
Organisation interne/Généalogie
Por provisão de 19 de Maio de 1486, o rei D. João II nomeia João do Porto, escudeiro do seu primo, o Duque de Beja, no ofício de «juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira», para que sirva à semelhança «dos nossos oficiais nas comarcas de nossos reinos». Para bem desempenhar este cargo, são-lhe atribuídos 12.000 reais brancos de ordenado, por ano, pagos do dinheiro arrecadado pelo resíduo. Ao agraciado, que jurou na chancelaria régia, entregou-se um regimento que devia servir para pautar o exercício do seu cargo. Aos capitães-do-donatário, juízes e demais oficiais e habitantes da ilha da Madeira, o rei ordenou, ainda, que deixassem João do Porto servir livremente no cargo para o qual lhe tinha feito mercê (MELO, 1973, 196-197).
Contexte général
Zone des relations
Entité associée
Quaresma, Pêro (1493-c. 1500) (1493-c. 1500)
Identifiant de l'entité associée
PT
Type de la relation
temporelle
Dates de la relation
1493
Description de la relation
Zone du contrôle
Identifiant de la description
PT
Identifiant du service responsable de la description
PT/ABM
Règles et/ou conventions utilisées
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision et de suppression
05-12-2017
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do registo geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVI (série documental II, 1.ª parte), Funchal, DRAC.
Notes relatives à la mise à jour de la notice
Criado por José Vieira Gomes