Zona de identificação
Tipo de entidade
Pessoa
Forma autorizada do nome
Porto, João do (1486-c. 1493)
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1486-c. 1493
História
locais
Madeira, arquipélago (exercício do ofício)
status legal
funções, ocupações e atividades
«Juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira»
Mandatos/Fontes de autoridade
Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos
Por provisão de 19 de Maio de 1486, o rei D. João II nomeia João do Porto, escudeiro do seu primo, o Duque de Beja, no ofício de «juiz e contador dos resíduos e provedor das capelas, hospitais, albergarias, gafarias e órfãos na ilha da Madeira», para que sirva à semelhança «dos nossos oficiais nas comarcas de nossos reinos». Para bem desempenhar este cargo, são-lhe atribuídos 12.000 reais brancos de ordenado, por ano, pagos do dinheiro arrecadado pelo resíduo. Ao agraciado, que jurou na chancelaria régia, entregou-se um regimento que devia servir para pautar o exercício do seu cargo. Aos capitães-do-donatário, juízes e demais oficiais e habitantes da ilha da Madeira, o rei ordenou, ainda, que deixassem João do Porto servir livremente no cargo para o qual lhe tinha feito mercê (MELO, 1973, 196-197).
contexto geral
Área de relacionamento
Entidade relacionada
Quaresma, Pêro (1493-c. 1500) (1493-c. 1500)
Identificador da entidade relacionada
PT
Categoria da relação
temporal
Datas da relação
1493
Descrição da relação
João do Porto foi sucedido no cargo por Pêro Quaresma
área de controle
Identificador da descrição
PT
identificador da instituição
PT/ABM
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS. GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 3.ª v. Lisboa: DGARQ, 2011. 392p. ISBN 978-972-8107-91-8.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)
05-12-2017
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
MELO, Luís Francisco Cardoso de Sousa (1973), «Tombo 1.º do registo geral da câmara municipal do Funchal» in Arquivo Histórico da Madeira (AHM), vol. XVI (série documental II, 1.ª parte), Funchal, DRAC.
Notas de manutenção
Criado por José Vieira Gomes