Arquivos Históricos

Documento composto 02 - [Testamento e codicilo de D. Teresa da Silva]

Código de referencia

PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 01/SSC 01.02/02

Título

[Testamento e codicilo de D. Teresa da Silva]

Fecha(s)

  • 1442-08-09, 1445-08-25 (Creación)

Nivel de descripción

Documento composto

Volumen y soporte

1 doc.;perg.

Área de contexto

Nombre del productor

Silva, Teresa da (flor. 1411-1445) (flor. 1411-1445)

Historia biográfica

Senhora da linhagem dos Silva. No seu testamento, declara ser filha de Rui Gomes da Silva, que se encontrava sepultado em Santa Maria de Currello. No entanto, Braamcamp Freire e outros autores atribuem a sua paternidade a João Gomes da Silva, copeiro-mor de D. João I e 1.º senhor de Vagos, e a sua esposa Margarida Coelho, descendente de Egas Coelho, 1.º senhor de Montalvo e mestre-sala de D. João I de Castela. A primeira referência documental conhecida a esta dama está no testamento de seu marido, redigido em 1411, no qual é nomeada sua testamenteira. A 25 de agosto de 1445, mandou fazer uma adição ao seu testamento de 9 de agosto de 1442. Em data que se desconhece, instituiu uma capela no Turcifal, que seu filho, D. Leonel de Lima, terá dotado com um conjunto de propriedades que possuía na vila e no termo de Azambuja, mais um pedaço de terra que tinha no campo de Alqueidão, no termo de Santarém. Numa cópia não autenticada dessa doação, D. Leonel afirmava que sua mãe jazia nessa capela, situada na igreja da Madalena no Turcifal, no termo da vila de Torres Vedras. Foi casada com Fernão Eanes de Lima.

Nombre del productor

Lima. Família (flor. 1371-1476) (flor. 1371-1476)

Historia biográfica

Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.

Historia archivística

O documento está depositado no Arquivo Municipal de Viana do Castelo, no arquivo pessoal de Luís de Figueiredo da Guerra. Este erudito adquiriu documentos que pertenceram aos marqueses de Ponte de Lima e que se dispersaram após a venda do Paço que possuíam em Ponte de Lima em 1868.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Testamento de D. Teresa da Silva feito em Ponte de Lima a 9 de agosto de 1442, no qual nomeia por seu testamenteiro o filho Leonel de Lima. É feita uma adição a 25 de agosto de 1445, no Turcifal, pela mão de Frei João de Arroios, da Ordem de Santo Agostinho, seu confessor.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Sistema de arreglo

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

AMVCT, Arquivo Pessoal Luís de Figueiredo da Guerra, 65230D

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Notas

Nota ao elemento de informação “código de referência”: o código de referência é atribuído e não corresponde ao código que os documentos têm na sua entidade detentora. Para a sua recuperação, é necessário recorrer à cota indicada na descrição.

Alternative identifier(s)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estado de elaboración

Borrador

Nivel de detalle

Parcial

Fechas de creación revisión eliminación

2023-09-17

Idioma(s)

Escritura(s)

Fuentes

Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.1.

Nota del archivista

Criado por Filipa Lopes.

Área de Ingreso

Materias relacionadas

Personas y organizaciones relacionadas

Lugares relacionados