Reference code
PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 01/SSC 01.02/01
Title
[Traslado em pública-forma do testamento e do codicilo de Fernão Eanes de Lima, feito por requerimento do abade do mosteiro de Fiães]
Date(s)
- 1432-11-07 (Creation)
Level of description
Item
Extent and medium
1 doc.;perg.
Context area
Name of creator
Silva, Teresa da (flor. 1411-1445)
(flor. 1411-1445)
Biographical history
Senhora da linhagem dos Silva. No seu testamento, declara ser filha de Rui Gomes da Silva, que se encontrava sepultado em Santa Maria de Currello. No entanto, Braamcamp Freire e outros autores atribuem a sua paternidade a João Gomes da Silva, copeiro-mor de D. João I e 1.º senhor de Vagos, e a sua esposa Margarida Coelho, descendente de Egas Coelho, 1.º senhor de Montalvo e mestre-sala de D. João I de Castela. A primeira referência documental conhecida a esta dama está no testamento de seu marido, redigido em 1411, no qual é nomeada sua testamenteira. A 25 de agosto de 1445, mandou fazer uma adição ao seu testamento de 9 de agosto de 1442. Em data que se desconhece, instituiu uma capela no Turcifal, que seu filho, D. Leonel de Lima, terá dotado com um conjunto de propriedades que possuía na vila e no termo de Azambuja, mais um pedaço de terra que tinha no campo de Alqueidão, no termo de Santarém. Numa cópia não autenticada dessa doação, D. Leonel afirmava que sua mãe jazia nessa capela, situada na igreja da Madalena no Turcifal, no termo da vila de Torres Vedras. Foi casada com Fernão Eanes de Lima.
Name of creator
Lima. Família (flor. 1371-1476)
(flor. 1371-1476)
Biographical history
Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.
Archival history
O documento está depositado no Arquivo Distrital de Braga e terá pertencido à coleção de Manuel de Oliveira (conhecida como Fundo Barca Oliveira). Depois da venda do Paço que os marqueses de Ponte de Lima possuíam em Ponte de Lima, em 1868, as irmãs de um dos proprietários ofereceram, nos inícios do século XX, a documentação que se encontrava no edifício ao médico e bibliófilo Manuel de Oliveira. Depois de este ter falecido, em 1918, a sua coleção foi vendida à Câmara Municipal de Braga e, mais tarde, por permuta, passou para a Biblioteca Pública Municipal de Braga, provavelmente em 1926. Após a transferência da Biblioteca e do Arquivo do antigo Convento dos Congregados do Oratório para o Paço dos Arcebispos em 1934, deu-se a separação informal dos impressos (a cargo da primeira) e dos manuscritos (responsabilidade da segunda), que se tornou definitiva em 1974 com a cisão das duas instituições e a sua incorporação na recém-criada Universidade do Minho. Os manuscritos pertencentes aos marqueses de Ponte de Lima ficaram no Arquivo Distrital de Braga.
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
D. Tristão, abade do mosteiro de Fiães, solicitou perante o juiz de Valdevez, Gonçalo Cerqueira, e o tabelião pelo rei em Valdevez, Álvaro Gil, que lhe fosse feito traslado em pública-forma do testamento e do codicilo de Fernão Eanes de Lima uma vez que este havia deixado bens ao dito mosteiro e pedido para aí ser sepultado. O testamento feito em Giela a 4 de janeiro de 1411 foi corrigido por um instrumento de codicilo feito também nos paços de Giela a 1 de fevereiro de 1411, tendo Fernão Eanes de Lima decidido alterar o local que havia escolhido para a sua sepultura, que, em vez de ser o mosteiro de S. Francisco, em Guimarães, passou a ser o mosteiro de Santa Maria de Fiães. A esposa de Fernão Eanes de Lima, Teresa da Silva, foi designada como testamenteira.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
ADB/ I-22-C-1-2-31
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Related descriptions
Notes area
Note
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
- Silva, Teresa da (flor. 1411-1445) (Creator)
- Lima. Família (flor. 1371-1476) (Creator)
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2023-09-17
Language(s)
Script(s)
Sources
Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.1.
Archivist's note
Criado por Filipa Lopes.