Código de referência
PT/TT/ SGLS/SS 04/SC 04.01/SSC 04.01.01/01
Título
[Carta de venda de umas casas feita pelo vedor da Fazenda a Gonçalo Fernandes Sobrinho]
Data(s)
- [1554-6-26] (Produção)
Nível de descrição
Documento simples
Dimensão e suporte
papel
Área de contextualização
Nome do produtor
Sobrinho, Gonçalo Fernandes (flor. 1554)
(flor. 1554)
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Barão de Alvito, vedor da Fazenda do Rei, vende umas casas em Lisboa pertencentes à Coroa a Gonçalo Fernandes Sobrinho. As casas foram vendidas directamente a Gonçalo Fernandes Sobrinho por ordem régia sem ir a pregão porque o comprador ofereceu mais dinheiro do que se costumava pagar por casas em Lisboa. Contém traslado de alvará régio, feito a 29 de Janeiro de 1554, no qual se ordena ao Barão que proceda à venda com a seguinte justificação: "Barão Amigo pelas grandes despesas que continuadamente me foi necessário fazer em defensão dos lugares de África e no estado da Índia para se cumprir a serviço de Deus e meu bem e proveito de meus reinos e de toda a Cristandade a que muito releva a dita defensão e conservação dos ditos lugares e estado e por outros muitos gastos lícitos e necessários que conveio fazerem-se e dinheiros que mandei tomar a caimbos de que os interesses cresceram cada dia chegou minha fazenda a tantas necessidades que foi necessário propor-se em meu conselho como se daria remédio a elas e com grande deliberação foi assentado que para se poder acudir aos contínuos e necessários gastos que as ditas obrigações e coisas requerem e por se escusarem maiores perdas que se podiam seguir comanda-se vender algumas rendas ou fazenda da coroa do Reino".
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Cota(s)
Cota atribuída por Nuno Daupiás d'Alcochete: caixa 34, pasta 206.
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Related descriptions
Zona de notas
Nota
Nota ao elemento de informação “código de referência”: o SGLS ainda não se encontra tratado pela entidade detentora; o código de referência é atribuído de acordo com o modelo seguido na dissertação.
Identificadores alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
13-02-2016
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Criado por Rita Nóvoa.