Código de referencia
PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 02/SSC 02.04/01
Título
[Carta de confirmação da sentença definitiva do almoxarife de Ponte de Lima contra os moradores da freguesia de Gondoriz, julgado de Arcos de Valdevez, e a favor de Álvaro Rodrigues de Lima sobre os direitos da caça]
Fecha(s)
- 1425-03-14 (Creación)
Nivel de descripción
Unidad documental simple
Volumen y soporte
1 doc.; perg.
Área de contexto
Nombre del productor
Lima, Álvaro Rodrigues de (n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428])
(n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428])
Historia biográfica
Álvaro Rodrigues de Lima foi filho primogénito de Fernão Eanes de Lima e de Teresa da Silva. Faleceu por volta de 1427-1428, pois a 24 de janeiro de 1429 já seu irmão Leonel de Lima era confirmado por D. João I como seu sucessor nos lugares e terras de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz, e Valdevez, assim como na casa de Giela, com todas as suas pertenças. Não se chegou a casar e não deixou descendência legítima. Foi sepultado junto à porta da igreja paroquial de Giela.
Nombre del productor
Lima. Família (flor. 1371-1476)
(flor. 1371-1476)
Historia biográfica
Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.
Institución archivística
Historia archivística
Este documento pertenceu ao arquivo que os viscondes de Vila Nova de Cerveira, depois marqueses de Ponte de Lima, possuíam em Lisboa, no Palácio da Rosa. Este desapareceu, por volta de 1970, quando o edifício foi vendido à Câmara Municipal de Lisboa. Um descendente da família, o Eng.º Vasconcellos e Souza, recuperou parte dessa documentação, em 1999, por compras num leilão e num alfarrabista. O acervo recuperado foi alvo de tratamento arquivístico no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde esteve depositado entre 2000 e 2011, estando a descrição disponível em linha (PT/TT/VNC).
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Carta de confirmação da sentença definitiva do almoxarife de Ponte de Lima contra os moradores da freguesia de Gondoriz, julgado de Arcos de Valdevez, e a favor de Álvaro Rodrigues de Lima sobre os direitos da caça.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
VNC, cx. 13, n.º 31
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Alternative identifier(s)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Lima, Álvaro Rodrigues de (n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428]) (Productor)
- Lima. Família (flor. 1371-1476) (Productor)
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
2023-09-14
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.2.