Código de referência
PT/LVBNTS/ LVBNTS/SC 06/SS 02/SC 02/SSC 02.04/01
Título
[Carta de confirmação da sentença definitiva do almoxarife de Ponte de Lima contra os moradores da freguesia de Gondoriz, julgado de Arcos de Valdevez, e a favor de Álvaro Rodrigues de Lima sobre os direitos da caça]
Data(s)
- 1425-03-14 (Produção)
Nível de descrição
Documento simples
Dimensão e suporte
1 doc.; perg.
Área de contextualização
Nome do produtor
Lima, Álvaro Rodrigues de (n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428])
(n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428])
História biográfica
Álvaro Rodrigues de Lima foi filho primogénito de Fernão Eanes de Lima e de Teresa da Silva. Faleceu por volta de 1427-1428, pois a 24 de janeiro de 1429 já seu irmão Leonel de Lima era confirmado por D. João I como seu sucessor nos lugares e terras de Fraião, Coura, São Martinho, Santo Estêvão, Geraz, e Valdevez, assim como na casa de Giela, com todas as suas pertenças. Não se chegou a casar e não deixou descendência legítima. Foi sepultado junto à porta da igreja paroquial de Giela.
Nome do produtor
Lima. Família (flor. 1371-1476)
(flor. 1371-1476)
História biográfica
Fernão Eanes de Lima, pertencente à linhagem ou grupo parental dos Limas, originário da Galiza, fixou-se no reino português, no final do século XIV, tendo sido compensado pelo apoio prestado a D. João I com um conjunto de bens e jurisdições na região minhota. Contraiu matrimónio com uma senhora linhagem dos Silva, D. Teresa da Silva, e assegurou a transmissão dos bens que recebeu de juro e herdade a seu filho Álvaro Rodrigues de Lima, que faleceu antes de 1429, sem descendência. Sucedeu-lhe o irmão, Leonel de Lima, que recebeu o título de visconde de Vila Nova de Cerveira, em 1476. A continuidade desta família/Casa foi assegurada pela transmissão do título e de mais bens da Coroa nos quais foram sucedendo os primogénitos varões até à morte do visconde D. Francisco de Lima, em 1578.
Entidade detentora
História do arquivo
Este documento pertenceu ao arquivo que os viscondes de Vila Nova de Cerveira, depois marqueses de Ponte de Lima, possuíam em Lisboa, no Palácio da Rosa. Este desapareceu, por volta de 1970, quando o edifício foi vendido à Câmara Municipal de Lisboa. Um descendente da família, o Eng.º Vasconcellos e Souza, recuperou parte dessa documentação, em 1999, por compras num leilão e num alfarrabista. O acervo recuperado foi alvo de tratamento arquivístico no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, onde esteve depositado entre 2000 e 2011, estando a descrição disponível em linha (PT/TT/VNC).
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Carta de confirmação da sentença definitiva do almoxarife de Ponte de Lima contra os moradores da freguesia de Gondoriz, julgado de Arcos de Valdevez, e a favor de Álvaro Rodrigues de Lima sobre os direitos da caça.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Cota(s)
VNC, cx. 13, n.º 31
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Related descriptions
Zona de notas
Identificadores alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
- Lima, Álvaro Rodrigues de (n. [a. 1403] - m. [c. 1427-1428]) (Produtor)
- Lima. Família (flor. 1371-1476) (Produtor)
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
2023-09-14
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Para a história custodial: Lopes, Filipa - História(s) de uma Casa e de um arquivo: os Viscondes de Vila Nova de Cerveira, da ascensão à consolidação institucional (séculos XIV-XVII). Lisboa: FCSH-UNL, École nationale des chartes, 2023. Tese de doutoramento, subcapítulo 5.2.
Nota do arquivista
Criado por Filipa Lopes.