Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1900-1910
Historique
O decreto de 14 de setembro de 1900 criou na Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar a Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar. Esta tinha como atribuições, conforme ao mesmo decreto, o equilíbrio do orçamento, fundamentando-se o seu surgimento na crença de que se justificavam as medidas que procurassem colocar as despesas ultramarinas dentro de limites. O quadro de pessoal desta contava com os disponíveis da 2ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar e os funcionários da fazenda ultramarina. A missão do organismo passava pela criação regular de orçamentos contidos nas disposições legais, a organização e publicação das contas, o conhecimento exato das verbas orçamentais, o que intencionalmente contribuiria para uma redução das despesas ultramarinas. A Inspeção dividia-se em três secções responsabilizando-se cada secção pela fazenda das províncias ultramarinas: a primeira secção destinava-se a Angola, a São Tomé e Príncipe e à Guiné, a segunda a Moçambique, e a terceira à Índia, a Cabo-Verde e a Macau e Timor. Pelo decreto de 3 de outubro de 1901 foi criada uma secção especial para as contas do Ultramar.
Lieux
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Statut juridique
Organismo auxiliar da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar.
Fonctions et activités
Funções executivas. Competiam à Inspeção-Geral da Fazenda do Ultramar: a criação de orçamentos, a organização e publicação das contas, e o conhecimento exato das verbas orçamentais.
Textes de référence
Decreto de 14 de setembro de 1900 - Diploma de criação do organismo.
Organisation interne/Généalogie
Decreto de 3 de outubro de 1901 - Regulamento geral da Administração da Fazenda e da Contabilidade Pública nas províncias ultramarinas. Decreto de 13 de agosto de 1902 - Regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas.
Contexte général
Regime Liberal.
Zone des relations
Entité associée
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1900 - 1910
Description de la relation
Entité associée
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1900 - 1910
Description de la relation
Zone du contrôle
Identifiant de la description
PT/AHU/SEMU/IGFU
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision et de suppression
2016-11-15
Langue(s)
- portugais
Écriture(s)
Sources
Notes relatives à la mise à jour de la notice
Elaborado por Sónia Henrique