Zone d'identification
Type d'entité
Collectivité
Forme autorisée du nom
5ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
1902-1910
Historique
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. Muito embora a esta apresente uma 5ª Repartição desde 1878 foi apenas em 1902 que aquela se passou a dedicar aos assuntos de saúde.
Lieux
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
Statut juridique
Repartição.
Fonctions et activités
Funções executivas. Incumbia à 5ª Repartição tratar dos negócios relativos: 1º a superintendência de todo o serviço de saúde do Ultramar; 2º a admissão, promoção e reforma do pessoal dos quadros de saúde; 3º as companhias de saúde; 4º a direção superior do ensino na Escola Médico-Cirúrgica de Nova Goa; 5º a coordenação e publicação das estatísticas médicas, relatórios e quaisquer escritos que interessem ao serviço de saúde castrense, ao de sanidade urbana, rural e marítima, e aos estudos de aclimação, colonização e etnografia; 6º a distribuição do serviço de saúde entre as províncias ultramarinas (art. 107º, decreto 13 agosto de 1902 - regulamento da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e respetivas corporações consultivas).
Textes de référence
Decreto de 13 de agosto de 1902.
Organisation interne/Généalogie
Decreto de 13 de agosto de 1902.
Contexte général
Regime Liberal.
Zone des relations
Entité associée
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU
Type de la relation
hiérarchique
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1843-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU/A
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
2ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1843-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU/B
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1843-1910 (1843-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU/C
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
4ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1843-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU/D
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Entité associée
6ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)
Identifiant de l'entité associée
PT/AHU/SEMU/DGU/F
Type de la relation
d'association
Dates de la relation
1902 - 1910
Description de la relation
Zone du contrôle
Identifiant de la description
PT/AHU/SEMU/DGU/E
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision et de suppression
2016-11-16
Langue(s)
- portugais
Écriture(s)
Sources
Notes relatives à la mise à jour de la notice
Elaborado por Sónia Henrique