Arquivistica Histórica

Série D.1/004 - Correspondência recebida no Depósito de Praças do Ultramar - autoridades militares

Código de referência

PT AHU SEMU/DGU/D.1/004

Título

Correspondência recebida no Depósito de Praças do Ultramar - autoridades militares

Data(s)

  • 1903-1910 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

16 livros, papel

Área de contextualização

Nome do produtor

1ª Secção da 4ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1892-1910)

História administrativa

A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. Até 1878 as repartições da Direção-Geral do Ultramar não eram divididas em secções situação que se alterou com o regulamento da Secretaria de Estado nesse ano. No entanto, no caso da repartição militar esta apenas conheceu a divisão das suas atribuições por secções com o regulamento de 1892.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Registo da correspondência recebida no Depósito de Praças do Ultramar proveniente de várias autoridades militares. As autoridades encontradas: os vários Regimentos de Cavalaria e de Infantaria, as Baterias de Artilharia, a Escola Prática de Artilharia, o Diretor de Manutenção Militar, os diretores dos hospitais militares, os presidentes de administração dos diversos batalhões, e os comandantes dos Comandos Militares. Os assuntos compreendiam o envio de importâncias relativas a pagamentos ao pessoal, solicitação de serviços e de material, envio de relações que acompanham as notas de pagamento para devolução ao depósito, entre outros.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

(1903-1903) Liv. 1002; (1904-1904) Liv. 1003; (1904-1904) Liv. 1004; (1905-1905) Liv. 1005; (1905-1905) Liv. 1006; (1905-1905) Liv. 1007; (1906-1906) Liv. 1008; (1906-1906) Liv. 1009; (1907-1907) Liv. 1012; (1907-1907) Liv. 1013; (1908-1908) Liv. 1015; (1909-1909) Liv. 1011; (1909-1909) Liv. 1017; (1910-1910) Liv. 1019; (1910-1910) Liv. 1022; (1910-1910) Liv. 1026.

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

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Zona de notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

2019-05-02

Idioma(s)

  • português

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Elaborado por Sónia Henrique

Zona da incorporação

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