Zona de identificação
Tipo de entidade
Entidade coletiva
Forma autorizada do nome
1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1878-1910
Forma(s) paralela(s) de nome
Forma normalizada do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) do nome
identificadores para entidades coletivas
área de descrição
Datas de existência
1878-1910
História
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. E foi este diploma que criou a 1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.
locais
Reino e domínios ultramarinos: Cabo Verde, Guiné, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Índia, Macau e Timor.
status legal
Secção de Repartição.
funções, ocupações e atividades
Funções executivas. Incumbia à 1ª Secção da 1ª Repartição tratar dos negócios relativos à administração política geral e local das províncias ultramarinas, ao trabalho dos indígenas e à instrução pública.
Mandatos/Fontes de autoridade
Divisão da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar: decreto de 25 de maio de 1838. Regulamentos da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar: decreto de 15 de fevereiro de 1843, decreto de 6 de setembro de 1859, decreto de 29 de dezembro de 1868, decreto de 1 de dezembro de 1869, decreto de 19 de setembro de 1878, decreto de 19 de dezembro de 1892 e decreto de 13 de agosto de 1902.
Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos
Regulamentos da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar e disposições legais em vigor para a Direção-Geral do Ultramar.
contexto geral
Regime Liberal.
Área de relacionamento
Entidade relacionada
Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar (1835-1910)
Identificador da entidade relacionada
PT/AHU/SEMU
Categoria da relação
hieráquico
Datas da relação
1878-1910
Descrição da relação
A 1ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar é uma entidade subordinada à Secretaria de Estado da Marinha e do Ultramar.
Entidade relacionada
Direção-Geral do Ultramar (1838-1910)
Identificador da entidade relacionada
PT/AHU/SEMU/DGU
Categoria da relação
hieráquico
Datas da relação
1878-1910
Descrição da relação
Organismo dependente da Direção-Geral do Ultramar.
Entidade relacionada
1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1843-1910)
Identificador da entidade relacionada
PT/AHU/SEMU/DGU/A
Categoria da relação
hieráquico
Datas da relação
1878-1910
Descrição da relação
Organismo dependente da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.
Entidade relacionada
2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (1878-1910)
Identificador da entidade relacionada
PT/AHU/SEMU/DGU/A.2
Categoria da relação
associativo
Datas da relação
1878-1910
Descrição da relação
Organismo dependente da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.
área de controle
Identificador da descrição
PT/AHU/SEMU/DGU/A.1
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Registo de autoridade elaborado de acordo com Direção-Geral de Arquivos - Programa de normalização de descrição em arquivo, Grupo de trabalho de descrição em arquivo - Orientações para a descrição arquivística: parte 2: autoridades arquivísticas, parte 3: escolha e construção de pontos de acesso normalizados. 2ª v. Lisboa: Direção-Geral de Arquivos, 2007.
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas das descrições (criação, revisão e eliminação)
2016-11-16
Idioma(s)
- português
Script(s)
Fontes
Notas de manutenção
Elaborado por Sónia Henrique