Reference code
PT AHU SEMU/DGU/A.2/003
Title
Correspondência expedida para Cabo Verde
Date(s)
- 1893-1907 (Creation)
Level of description
Series
Extent and medium
3 livros, papel
Context area
Name of creator
2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar
(1878-1910)
Administrative history
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. E foi este diploma que criou a 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.
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Archival history
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Content and structure area
Scope and content
Registo da correspondência expedida pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar a várias autoridades em Cabo Verde: o Chefe do Serviço de Saúde, o Governador-Geral, os juízes, e o Bispo. Os assuntos tratados compreendiam a esfera de competências da secção: a administração eclesiástica e as missões, a administração judicial e o expediente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
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Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
(1893-1895) Liv. 38; (1897-1901) Liv. 40; (1902-1907) Liv. 41.
Physical characteristics and technical requirements
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Existence and location of originals
Existence and location of copies
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Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
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Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2019-05-01
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Elaborado por Sónia Henrique