Code de référence
PT AHU SEMU/DGU/A.2/003
Intitulé
Correspondência expedida para Cabo Verde
Date(s)
- 1893-1907 (Production)
Niveau de description
Série organique
Importance matérielle et support
3 livros, papel
Zone du contexte
Nom du producteur
2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar
(1878-1910)
Histoire administrative
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. E foi este diploma que criou a 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar.
Institution de conservation
Histoire archivistique
Modalités d'entrée
Zone du contenu et de la structure
Présentation du contenu
Registo da correspondência expedida pela 2ª Secção da 1ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar a várias autoridades em Cabo Verde: o Chefe do Serviço de Saúde, o Governador-Geral, os juízes, e o Bispo. Os assuntos tratados compreendiam a esfera de competências da secção: a administração eclesiástica e as missões, a administração judicial e o expediente do Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
(1893-1895) Liv. 38; (1897-1901) Liv. 40; (1902-1907) Liv. 41.
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Related descriptions
Zone des notes
Alternative identifier(s)
Points d'accès
Points d'accès sujets
Points d'accès lieux
Points d'accès Noms
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service responsable de la description
Règles et/ou conventions utilisées
Niveau d'élaboration
Ébauche
Niveau de détail
Moyen
Dates de production, de révision, de suppression
2019-05-01
Langue(s)
- portugais
Écriture(s)
Sources
Note de l'archiviste
Elaborado por Sónia Henrique