Código de referencia
PT AHU SEMU/DGU/F/006
Título
Correspondência expedida para as autoridades dependentes do Ministério da Marinha e Ultramar
Fecha(s)
- 1851-1868 (Creación)
Nivel de descripción
Serie
Volumen y soporte
6 livros, papel
Área de contexto
Nombre del productor
6ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar
(1878-1910)
Historia administrativa
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Registo de correspondência expedida para as autoridades dependentes do Ministério da Marinha e Ultramar: o Auditor-Geral da Marinha, os comandantes dos diversos contingentes do Ultramar (Batalhão de Artilharia de Macau, o Contingente destinado para a Índia, etc.), o Conselho de Administração da Marinha, o Conselho de Saúde Naval, os cônsules-gerais de Portugal, o Diretor da Escola Naval, o Diretor do Colégio das Missões Ultramarinas, o Diretor do Hospital da Marinha, o Diretor do Observatório da Marinha, o Diretor do Observatório Meteorológico (ou Infante D. Luiz), os diversos encarregados de fortes, o Inspetor da Cordoaria, o Inspetor do Arsenal da Marinha, o Intendente da Marinha do Porto, o Procurador encarregado da Direção do Colégio das Missões, o Subinspetor da Escola Naval, o Superior do Colégio de Missões Ultramarinas, o Supremo Conselho de Justiça Militar, e os bispos e arcebispos eleitos para exercerem cargos nas províncias ultramarinas. Os assuntos da correspondência abrangiam todas as áreas de governação ultramarina.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
- portugués
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
(1852-1861) Liv. 507; (1861-1868) Liv. 504; (1868-1870) Liv. 521; (1870-1873) Liv. 520; (1873-1876) Liv. 505; (1876-1879) Liv. 506.
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Descripciones relacionadas
Área de notas
Alternative identifier(s)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- 6ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar (Productor)
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Borrador
Nivel de detalle
Parcial
Fechas de creación revisión eliminación
2019-05-03
Idioma(s)
- portugués
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Elaborado por Sónia Henrique