Reference code
PT AHU SEMU/DGU/E/002
Title
Correspondência expedida para o Ultramar
Date(s)
- 1879-1910 (Creation)
Level of description
Series
Extent and medium
15 livros, papel
Context area
Name of creator
5ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar
(1902-1910)
Administrative history
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República. Muito embora a esta apresente uma 5ª Repartição desde 1878 foi apenas em 1902 que aquela se passou a dedicar aos assuntos de saúde.
Repository
Archival history
Immediate source of acquisition or transfer
Content and structure area
Scope and content
Registo da correspondência expedida pela 5ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar para o Ultramar, sendo esta destinada maioritariamente aos Governadores-gerais e aos chefes do serviço de saúde. Os assuntos eram vários abrangendo a esfera de competências da repartição: pessoal e serviço médico da marinha e das províncias ultramarinas, os hospitais da marinha, os hospitais coloniais e o serviço higiénico naval e ultramarino. Pelo que eram comuns os pedidos de envio de facultativos, de boletins sanitários, de material, de medicamentos ou apenas de instruções.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
(1879-1891) Liv. 1612; (1894-1895) Liv. 458; (1895-1896) Liv. 1551; (1895-1896) Liv. 1143; (1895-1896) Liv. 1552; (1897-1897) Liv. 374; (1898-1898) Liv. 377; (1900-1900) Liv. 381; (1901-1901) Liv. 384; (1903-1903) Liv. 392; (1905-1905) Liv. 398; (1906-1906) Liv. 401; (1907-1907) Liv. 403; (1908-1908) Liv. 407; (1909-1909) Liv. 409.
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Related descriptions
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Draft
Level of detail
Partial
Dates of creation revision deletion
2019-05-02
Language(s)
- Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Elaborado por Sónia Henrique