Código de referência
PT AHU SEMU/DGU/C/002
Título
Correspondência expedida pelas expedições
Data(s)
- 1884-1896 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
3 livros, papel
Área de contextualização
Nome do produtor
3ª Repartição da Direção-Geral do Ultramar. 1843-1910
(1843-1910)
História administrativa
A Direção-Geral do Ultramar surgiu da organização da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar dada pelo decreto de 25 de maio de 1838. A Secretaria de Estado teve o seu primeiro regulamento formal dado pelo decreto de 15 de fevereiro de 1843, um diploma que veio subdividir em repartições as duas secções da Secretaria de Estado passando a Secção do Ultramar a ser composta por quatro repartições debaixo de um critério geográfico, a saber: a 1ª Repartição para tratamento dos assuntos do Estado da Índia, Macau, Timor e Solor, a 2ª Repartição para tratamento dos assuntos de Angola, a 3ª Repartição para tratamento dos assuntos de Moçambique, e a 4ª Repartição para tratamento dos assuntos de Cabo Verde, da Guiné e São Tomé e Príncipe. Mais tarde, o decreto de 6 de setembro de 1859 tornou a regular a Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e do Ultramar alterando as funções desta repartição que se passou a ocupar da administração política, geral e local das províncias ultramarinas. No decurso da segunda metade de XIX outros foram os diplomas que alteraram a estrutura e funcionalismo da Direção-Geral do Ultramar: o decreto de 29 de dezembro de 1868, o decreto de 1 de dezembro de 1869 e o decreto de 19 de setembro de 1878. O último reorganizou em seis repartições a Direção-Geral do Ultramar estrutura que se manteve, no essencial, até à República.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Registo da correspondência trocada no âmbito de duas expedições portuguesas, uma em Angola e outra em Moçambique. Os livros da expedição ao Muatiânvua registaram várias informações do Major do Exército e Chefe da expedição Henrique Augusto Dias de Carvalho ao Governador-Geral de Angola e ao Ministro e Secretário de Estado da Marinha e Ultramar. Os livros da expedição de Quelimane registaram informações do Engenheiro-Chefe da Missão ao Diretor-geral do Ultramar, ao Chefe do Estado-Maior, e aos diretores responsáveis pela construção dos vários troços de caminhos-de-ferro. Além de informações, os assuntos da correspondência compreendiam pedidos vários: de pessoal, de material e de verbas. Os ofícios apresentavam numeração sequencial.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Cota(s)
(1884-1885) Liv. 1149; (1885-1885) Liv. 1155; (1904-1906) Liv. 938.
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Related descriptions
Zona de notas
Identificadores alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso - assunto
Pontos de acesso - lugares
Ponto de acesso - nome
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Preliminar
Nível de detalhe
Parcial
Datas de criação, revisão, eliminação
2019-05-02
Idioma(s)
Script(s)
Fontes
Nota do arquivista
Elaborado por Sónia Henrique